Capital político de Marcelo Castro (MDB) e de Teresa Britto (PV) lideram pesquisa espontânea em Teresina para 2026
Teresina (PI) – O Instituto Divulga apresenta novos dados sobre a percepção política na capital. Quando perguntados em quem votariam para Deputado Federal sem ver uma lista de nomes, os teresinenses apontaram lideranças tradicionais e nomes de forte presença local.
Herança e Prestígio Político: O dado mais curioso do levantamento é a liderança de Marcelo Castro (MDB), com 3,8% das citações. Embora seja Senador e não pretenda concorrer à Câmara, o facto de ser o mais lembrado revela o prestígio da sua marca política em Teresina. Para analistas, este resultado é um sinal positivo para o deputado federal Castro Neto (MDB), filho do Senador, que deve herdar este capital de confiança na busca pela reeleição.
Destaques na Capital: Tecnicamente empatada no topo, Teresa Brito (PV) aparece com 3,7% das intenções. A ex-deputada demonstra uma ligação contínua com o eleitorado da capital. O bloco governista também pontua bem, com o deputado Merlong Solano (PT) registando 3,0% e a ex-deputada Rejane Dias (PT), hoje no Tribunal de Contas, com 1,6%.
A pesquisa registou ainda menções a Gustavo Carvalho (PT) (1,4%) e Flávio Nogueira (PT) (1,0%). Embora a maioria (75,2%) ainda não tenha um nome definido, aparecer nesta lista espontânea é um atestado de relevância pública.
Metodologia:
A pesquisa ouviu 804 pessoas em Teresina entre 9 e 11 de dezembro de 2025. A margem de erro é de 3,45% para mais ou para menos, com 95% de confiança. O Instituto utiliza tecnologia de ponta, com gravação de áudio e localização por satélite das entrevistas, garantindo total transparência.
ACESSE A PESQUISA: https://www.institutodivulga.com/s/DEPUTADO-FEDERAL.pdf